Verdade x Mentira x Omissão

Um dos maiores problemas da humanidade é o medo que as pessoas têm da verdade. Medo de dizer a verdade, de escutar a verdade e tem gente que arrepia só de pensar em ser verdadeiro. E porque isso acontece eu não sei responder.
Por que as pessoas mentem? Para poupar os outros ou defender a si mesmo? Por diversão? Mas será que alguém que não seja psicopata se diverte vendo os outros sofrendo? Por que omitir? Por ser uma coisa errada? Medo do julgamento alheio? Medo das consequências? (...)

Tantas peguntas sem resposta.
Se eu realmente conseguisse entender como funciona a mente humana nesses casos, me sentiria lisonjeada, pois gostaria de responder todas essas perguntas mas só Deus sabe como é difícil entender as relações humanas. Verdade é uma palavra de 3 sílabas resumida de: "uma-coisa-que-você-talvez-não-vai-gostar-de-saber".
Ninguém gosta de ouvir a verdade, mas ninguém quer ouvir mentiras, nem ficar sem saber o que está havendo, então fica difícil saber o que fazer nessas horas.
Dizer é a verdade é bom, você não fica com a consciência pesada, nem com arrependimentos e se sente até mais leve, mas você não pode prever a reação de uma pessoa dependendo da verdade dita, e com medo dessa reação a melhor saída encontrada é a mentira ou a omissão. Só que a mentira tem perna curta, e quanto mais você mente mais você se enrola, e tem que mentir mais e mais, e quando a pessoa descobrir a verdade será uma dupla reação: a da descoberta da verdade e a decepção por descobrir a mentira, que depois é considerada uma traição, e a perda de confiança, e assim por diante, até o fim da relação (seja familiar, de amizade, compromisso, etc.) além de que você também sofre por estar enganando alguém, sua consciência pesa. Mentir é tão sério que pode ser uma doença, quando a pessoa mente tanto ou tão bem que acaba acreditando naquilo que inventa, isso sem contar que mentiras podem prejudicar a vida de alguém, magoar uma pessoa ou muitas, e trazer muito mais prejuízos, mesmo que a intenção inicial tenha sido o contrário, causam menos prejuízos.
E mentirinhas boas/bobas, elas existem? Depende do ponto de vista, o que para você pode ser bobo para outra pessoa pode não ser. Lembra quando nossos pais mentiam sobre papai noel e coelhinho da páscoa?
Qual foi o grau de frustração quando você descobriu que era mentira e que ovos e presentes eram comprados? E qual seria o grau dessa frustração se você soubesse antes? É só colocar na balança os resultados e ver se vale a pena ou não mentir.
A verdade é que todo mundo mente/mentiu, omite/omitiu, alguma vez na vida e sabe as consequências/ou não que isso trás. Somos todos um pouco mentirosos. Como dizia o House: "Everybody Lies"
O problema é que são essas escolhas sobre mentir/omitir/dizer a verdade é que definem o nosso caráter. E elas devem ser muito bem escolhidas, porque uma pessoa sem caráter é a pior coisa que a gente espera de alguém. Muita coisa fica em jogo: confiança, amizade, amor, lealdade... e coisas muito importantes para serem jogadas fora sem um bom motivo.
Omissão é o caminho encontrado para quem não quer dizer a verdade, mas também não quer mentir, quer esconder algo de alguém. 
Querendo ou não, temos que ter consciência de que a verdade sempre vêm à tona, cedo ou tarde.
Então não aconselho ninguém a mentir/omitir/dizer a verdade, porque as relações humanas e as situações são muito complexas, e cada caso é um caso. Meu conselho é, em situações delicadas, estude a melhor possibilidade possível para aquele momento, que não traga prejuízos nem antes nem depois, e cuidado com as mentiras, elas podem fazer mal tanto para a outra pessoa quanto para você, a longo e a curto prazo é só colocar na balança e ver se vale a pena.
and ... Boa Sorte na sua decisão!

bisous bisous

0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Emporium Digital