vegetarianismo ?

Queridos leitores, esse é um assunto que nem todo mundo gosta, ninguém quer virar vegetariano da noite para o dia, e também, hoje em dia é difícil deixar a carne vermelha longe do nosso cardápio, principalmente pra quem gosta e está acostumado a comer. 
Isso também é um caso de respeito aos animais, o consumo de carne atualmente é extremamente exagerado, ou seja mais açougues, mais sangue, mais mortes. Mas vamos lá, por que eu devo parar de comer carne vermelha?(...)

Você não precisa parar de uma vez, mas você pode sim reduzir o consumo, os nutrientes encontrados na carne vermelha podem ser substituídos por outros encontrados nos vegetais;

Outra coisa, é que sem perceber, a carne vermelha se torna um vício, logo você não consegue viver sem ela, ainda por ela ser gordurosa, se consumida em excesso provoca inúmeros malefícios ao corpo: doenças cardiovasculares, câncer e hipertensão são as mais difundidas.

Para começar você pode começar trocando a carne vermelha pela carne branca: frango, peru ou peixe. Peixe é extremamente saudável, é rico em proteínas, vitaminas A, B e D, minerais como cálcio, iodo e cobalto, auxilia no controle do colesterol,  tem ômega 3, ajuda contra o envelhecimento precoce, enfim... faz muito bem para a saúde!!!


Mas lembre-se não é para virar vegetariano da noite para o dia, isso não é tão fácil, cada corpo necessita de uma quantidade diferente de nutrientes, não há uma medida certa, portanto é necessário o acompanhamento de um nutricionista, porque só ele sabe os nutrientes necessários para cada um, depois de realizer exames e verificar seus hábitos. Se você quer virar vegetariano, então faça o certo, procure um nutricionista para que ele monte sua dieta, de acordo com as suas necessidades.


Se alguém tiver interesse em ler, o texto de Machado de Assis, "A Semana", que eu ADORO,  acho interessantíssimo, trata-se do vegetarianismo


"Quando os jornais anunciaram para o dia 1º deste mês uma parede de açougueiros, a sensação que tive foi mui diversa da de todos os meus concidadãos. Vós ficastes aterrados; eu agradeci o acontecimento aos céus. Boa ocasião para converter esta cidade ao vegetarismo.

Não sei se sabem que eu era carnívoro por educação e vegetariano por princípio. Criaram-me a carne, mais carne, ainda carne, sempre carne. Quando cheguei ao uso da razão e organizei o meu código de princípios, incluí nele o vegetarismo; mas era tarde para a execução. Fiquei carnívoro. Era a sorte humana; foi a minha. Certo, a arte disfarça a hediondez da matéria. O cozinheiro corrige o
talho. Pelo que respeita ao boi, a ausência do vulto inteiro faz a gente esquecer que come um pedaço do animal. Não importa, o homem é carnívoro.

Deus, ao contrário, é vegetariano. Para mim, a questão do paraíso terrestre explica-se clara e singelamente pelo vegetarismo. Deus criou o homem para os vegetais, e os vegetais para o homem; fez o paraíso cheio de amores e frutos, e pôs o homem nele".



Bisous Bisous










2 comentários:

Anônimo,  3 de fev. de 2011, 15:30:00  

Eu penso da seguinte forma, se você ama uns, porque come outros? Por causa da questão cultural no nosso continente nós comemos bois, vacas e outros animais que não são domésticos, mas juramos amor pelos gatinhos e cachorrinho certo? Em outros continentes come-se gatos, cachorros, passarinhos, coelhos...e consideram a vaca um animal sagrado! Tudo bem que bovinos não podem ser domesticados e talvez nao tenham o mesmo valor sentimental para nós, mas são seres vivos, sentem dor, se apegam ao dono... etc e etc.
Fica aí minha opinião Beijos
karol

Jéssicat 3 de fev. de 2011, 15:44:00  

É isso mesmo Karol! a nossa cultura influência muito, assim como mostra no texto de Machado de Assis: "Criaram-me a carne, mais carne, ainda carne, sempre carne."
E como eu disse entra também no caso de respeito aos animais, mas por mais difícil que seja reduzir o consumo de carne vermelha, já está na hora de começar!!!

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Emporium Digital